De acordo com
as regras instituídas pela Federação Internacional de Judô,
existem quatro formas de obter vantagem, pontuação ou vitória durante o combate:
projeção; imobilização; desistência ou finalização por meio de estrangulamentos
ou chaves de braço; e vantagem por punição.
Fonte das imagens:http://www.spotlightnews.com/news/2014/may/08/judo-brad-bolen-and-tony-sangimino-win-national-ti/
A necessidade de atingir uma
dessas metas pela interação entre as ações executadas em tarefas abertas ao
longo da luta revela a complexidade desse fenômeno. Assim, é consenso entre os
especialistas que o sucesso em combinações técnico-táticas em lutas de judô
está vinculado à prática contextualizada nos treinamentos e ao conhecimento dos
resultados das ações desempenhadas nas competições; treinos mais eficazes devem
simular situações competitivas. Entretanto, o processo de ensino-aprendizagem precisa seguir uma ordem para aquisição, retenção e posterior transferência da habilidade para diferentes contextos do combate. O esquema abaixo mostra um exemplo do processo de ensino-aprendizagem sugerido que pode auxiliar na busca de melhores resultados.
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